Pesquisa

O grupo trabalha atualmente no projeto de pesquisa Favelas e remoções em Brasília, cujo objetivo é analisar práticas de erradicação de favelas em Brasília, com ênfase no período da ditadura militar. A pesquisa envolve análise não apenas de planos e relatórios elaborados por técnicos e autoridades, mas também de representações sociais de favelas e remoções expressas em fotos, grafites, escritos literários e dossiês patrimoniais. Pretende-se, além disso, situar a experiência de Brasília num contexto mais amplo de formulação de políticas de desfavelamento no Brasil.

O projeto envolve estágio de pesquisa no Center for Latin American Studies da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, em diálogo com o Prof. Bryan McCann, autor de várias publicações sobre a história e a cultura urbana do Brasil, entre as quais Hard Times in the Marvellous City: from Dictatorship to Democracy in the Favelas of Rio de Janeiro (Duke University Press, 2014).
A pesquisa produzirá uma série de artigos a serem publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais e prevê eventos científicos para discussão de resultados preliminares e exposição na Galeria Risofloras do Programa Jovem de Expressão.
Esse projeto conta com apoio de bolsa All Disciplines Award do Programa Fulbright Brasil e com recursos de bolsa produtividade em pesquisa e apoio a projetos de cooperação internacional do CNPq.