Maria Fernanda Derntl

coordenadora

Professora, pesquisadora e orientadora de pesquisas de pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília desde 2010. Mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Bolsista produtividade do CNPq. Fulbright Scholar em 2024. Colabora com redes de pesquisa nacionais e internacionais. Sua pesquisa atual aborda a história, a formação territorial, o planejamento urbano-regional e as representações sociais de Brasília, com ênfase nos espaços situados além do Plano Piloto.

Alan Mabin

pesquisador colaborador internacional

PhD pela Simon Fraser University, Canadá, vive na Cidade do Cabo e é professor Emérito da Escola de Arquitetura e Planejamento da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo. Alan tem experiência em pesquisa na Austrália, Brasil, França, Tanzânia e África do Sul. Sua pesquisa recente aborda tanto as grandes regiões das cidades, quanto as pequenas cidades.

Daniela Barbosa

pesquisadora pós-doc

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UnB, 2021), com período sanduíche na Université Paris Diderot. Tese premiada no Prêmio UnB de Pós-Graduação, 2022. Consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Interfaces de Usuário (UI Design). Realiza pesquisas nas áreas de design e patrimônio cultural. Sua área de interesse inclui cartografia, território e história das cidades.

Nádia Mendes

pesquisadora pós-doc

Arquiteta e urbanista graduada pela PUC-GO, doutora pela FAU USP, mestre e especialista (CECRE) em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela UFBA. Tem experiência docente e profissional no campo da preservação do patrimônio cultural. Professora e pós-doutoranda na FAU UNB, com pesquisa relacionada às cidades coloniais goianas a partir de uma perspectiva de gênero.

Chico Monteiro

pesquisador doutorando

Doutorando e mestre em História e Teoria da Cidade e do Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisa representações de Brasília na literatura e em manifestações culturais relacionadas ao Carnaval. Artista visual que trabalha, sobretudo, com pintura, gravura e ilustração.

Luciana Jobim

pesquisadora doutoranda

Urbanista e Arquiteta, mestra e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília e especialista em Planejamento de Cidades e em Artes Visuais. É servidora do IPHAN/DF e professora universitária desde 2014. Atua como coordenadora adjunta no projeto de pesquisa "Repositório Digital: pesquisa, indexação de fontes e Acesso Público ao acervo fotográfico e filmográfico do Arquivo Público do Distrito Federal.", como bolsista da FAP-DF

Laila Loddi

pesquisadora doutoranda

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás. Doutoranda no PPGFAU UnB - Universidade de Brasília, desenvolve pesquisa sobre imagens, discursos e representações de cidade.

Renata Silva Almendra

pesquisadora e professora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - Departamento de Métodos e Técnicas, na área de Ensino de História. Historiadora e Museóloga com doutorado em História pela Universidade de Brasília. Tem como áreas de pesquisa o ensino de história; educação museal; educação patrimonial; história urbana e de Brasília.

Matheus Rosa

pesquisador e professor

Bacharel e mestre em História pela Universidade de Brasília. Dedica-se à história do Planalto Central (Distrito Federal e Goiás), com especial enfoque no panorama fundiário da região, bem como nos processos de urbanização e integração territorial entre os séculos XIX e XX.

Gu da CEI

pesquisador colaborador

Bacharel em Comunicação e mestre em Artes Visuais pela UnB. Desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da intervenção urbana, instalação, poesia, performance e vídeo, além de buscar compreender as possibilidades dialógicas entre processos históricos e contemporâneos da fotografia, bem como seus espaços de circulação. Discute vigilância, direito à cidade e mobilidade urbana.

Angelina Nardelli

pesquisadora colaboradora

Arquiteta urbanista, mestre em arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, pós Graduada (Lato Sensu) em Reabilitação Ambiental Sustentável, Arquitetônica e Urbanística e MBA em construções sustentáveis (IPOG/DF, 2013). Professora universitária (desde 2013), diretora e coordenadora do Educação Patrimonial BsB. É vice-presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal – CONDEPAC-DF(desde 2023); pelo CONAM/DF (2021), e CONDETUR (2015).

Paulo Honorato

assistente de pesquisa

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília, participou da empresa junior Ateliê Muda, foi estudante extensionista do projeto Jardim de Sequeiro e integrou o grupo de trabalho do plano diretor do Campus Darcy Ribeiro dentro do eixo Paisagem e Paisagismo. Recebeu menção honrosa por sua pesquisa de iniciação científica sobre a cartografia de favelas e ocupações irregulares em Brasília. É presidente do CAFAU.

Mariana Mendes Fernandes

assistente de pesquisa

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, com pesquisa de título “Acampamentos de Obras na construção e formação inicial de Brasília, 1956-1960”. Possui interesse nas áreas de patrimônio e história de Brasília.

Anny Carollyna Trindade Leite

assistente de pesquisa

Graduanda em História na UnB. Desenvolve pesquisa sobre as narrativas visuais da remoção de favelas em Brasília, com base no Acervo da Secretaria de Comunicação Social. Possui interesse nas áreas de história social e regional de Brasília.

José Gomes

egresso

Pesquisador piauiense que desde a graduação se dedica aos estudos sobre Brasília e o Distrito Federal. É graduado em História e Pedagogia, Especialista em novas tecnologias educacionais e mestre em História Cultural pela Universidade de Brasília – UnB. Além disso, é doutorando em História Cultural pela UnB, onde desenvolve pesquisa sobre Brasília nos anos de 1960.

Eduardo Ancrin

egresso

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (2023). Autor do projeto de iniciação científica "Brasília à venda: o imaginário sobre a capital em anúncios classificados,1958-1960", apresentado no 28o Congresso de Iniciação Científica da UnB e 19o Congresso de Iniciação Científica do DF (2022).

Pular para o conteúdo